segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Rádio básico com diodo semicondutor homemade


Fácil de contruir, você pode relembrar os primórdios do rádio. As fórmulas são encontradas no link http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_de_galena 

Esquema
 
Vista superior da montagem

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

DXpedition ISLA PINGÜINO SA-087

QRV from 10 through 80 meters on CW, SSB and PSK31 with 3 stations simultaneously on different bands/modes.
The Penguin Island 47º 55' S 65º 43' W, is located 11 nautical miles SE from Puerto Deseado, in Santa Cruz province, Argentina.
The terrain is rocky without vegetation or fresh water.



quarta-feira, 7 de novembro de 2012

REVISTA QSP NOVEMBRO 2012

Para os que ainda não tem assinatura da Revista QSP informo que já está circulando o exemplar de novembro/2012. Há dois artigos excelentes que se sobressaem aos demais. O primeiro versando sobre o malefício de lâmpadas eletrônicas e o seu gerador interno de 40KHz e segundo, um artigo do nosso colega Paulo Renato F. Ferreira_PY3PR sobre uma antena de polarização vertical encurtada (hairpin) para 160m. Não é mais um texto copiado sobre antenas, há figuras com dimensões, diagramas apresentando resultados e gráficos de SWR obtidos através do programa MMANA-GAL. Ótima para DX devido ao seu baixo ângulo de irradiação. O Paulo publicou seu endereço pypr@arrl.net na revista, portanto se quiserem detalhes é só enviar uma mensagem.