quinta-feira, 23 de abril de 2015

Recuperando o rádio PHILIPS BR 438-A

Foram oito longos anos mas está concluída a restauração desse rádio Philips BR 438-A no qual foi reparado o chassi, sustituída uma válvula 6BA6, vidro do dial, pano ortofônico, consertado o alto-falante e polida a caixa de baquelite. As fotos mostram como ficou o aparelho que além de completo possui uma boa qualidade de áudio.




terça-feira, 21 de abril de 2015

Radioescuta QRP X Ruído

Com o ruído com que hoje somos agraciados, QRP somente naquela ilha isolada do Oceano Atlântico ou Pacífico. O lixo eletrônico, emissoras de rádio comerciais, comunicação de órgãos públicos, nos brindam com batimentos, espúrios (vide link Anatel: http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/23-2008/104-resolucao-506), que inviabilizam quase 100% a radioescuta de estações QRP. Somente com sistemas irradiantes instalados à grandes alturas ou operação em lugares praticamente inabitados ainda são as soluções para essa prática. 
Como exemplo, Av. Cinco de Novembro em Porto Alegre, faixa de VHF sinais de baixa intensidade não são possíveis captar devido a interferência de radiocomunicação da Polícia Militar. Na banda de 10 metros temos um batimento constante onde podemos identificar uma rádio comercial. Se tiver interesse a parte teórica pode ser vista nesse link: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batimentos#Superposi.C3.A7.C3.A3o_de_duas_ondas_de_mesma_dire.C3.A7.C3.A3o

Um pouco de humor pode tornar a nossa vida um pouco mais agradável.