sexta-feira, 29 de maio de 2015

Invasão do espectro de radioamadorismo

Pois meus amigos amantes do rádio, está acontecendo em Porto Alegre, mais precisamente no bairro Teresópolis, tornou-se inviável a recepção da banda de 10 metros entre 28.3 e 28.56 devido a uma interferência registrada no Youtube através do link http://youtu.be/tQr7chzhjtQ
O transceptor utilizado foi um Icom 756PII, onde no seu display e "S meter" podemos observar a intensidade do sinal interferente.
Aparentemente trata-se de uma combinação de frequências que resulta nesse ruído e que abrange boa parte da banda. 
Pelo ritmo apresentado foi possível identificar parte do problema, ouve-se com alguma clareza o áudio de uma rádio comercial que opera em VHF, mais precisamente 98.3 MHz.
No modo de recepção AM fica mais fácil observar essa interferência mas também em SSB (USB) ela pode ser oservada. 
Foi registrada essa invasão de espectro na ANATEL (Sala do Cidadão) em 26/05/2015 e recebeu número de protocolo 16637762015. 
Vamos aguardar o resultado, tomara que seja tomada alguma providência pois estamos, perdendo a guerra contra o ruído, principalmente aquele provocado pelo homem, seja intencional ou de maneira premeditada.

             
"AJUDEM A SALVAR NOSSO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO"



quinta-feira, 21 de maio de 2015

Atualizando o Hickok 6000 com o CA-4

Trata-se de um acessório para os testadores de válvulas eletrônicas das séries 500 e 6000 da Hickok com um conjunto de soquetes (suportes) formando um adaptador que permite o teste de válvulas tais como, compactrons e  miniaturas. As chaves seletoras, através de informações do manual, são posicionadas de modo a escolher os parâmetros específicos para cada válvula.