domingo, 26 de março de 2017

Aumentando ou diminuindo a tensão Vac

Olá gurizada, descobri na internet esse circuitinho muito útil na bancada de quem opera ou dá manutenção em equipamentos alimentados em corrente alternada e que exigem tensão próxima dos 100 Volts. Em geral são equipamentos antigos e que não possuem alternativa para através de um plug seletor ou chave rotativa escolher uma tensão mais elevada, igual ou muito próxima a 130 Volts.




Observem que a tensão de saída do transformador é somada ou subtraída vetorialmente à tensão de alimentação dependendo do sentido de enrolamento. Não tendo certeza, faça a conexão provisória dos fios e meça com um multitester. Posteriormente solde e dê o acabamento que achar melhor. Importante, verifique as características do trafo antes de efetuar a montagem, no caso temos 127 Volts no primário x 12 Volts no secundário para uma corrente de 5 Amperes, resultando:



segunda-feira, 6 de março de 2017

COMO CALIBRAR O ANALISADOR DE ANTENAS MFJ 259

Ao efetuar medidas de SWR nas antenas da estação comecei a obter resultados muito diferentes dos verificados na última leitura, passei então a procurar na internet os procedimentos para aferir meu equipamento de medida. Após ler o artigo (texto em inglês) de KT4QW, Sam Kennedy no link http://www.ok1cjb.cz/pdf/390_kalibrace.pdf ficou acessível calibrar o analisador de antenas da MFJ 259 1.8-170 MHz. Poderia traduzir o texto com todo o procedimento mas como é de muito fácil compreensão e não é de minha autoria, apenas ilustrei a postagem com duas fotos, a primeira o equipamento já aferido com a carga fantasma conectada, observem no medidor a esquerda a SWR 1:1.1, no da direita a resistência de 50 ohms e ajustado na frequência de 10 MHz conforme mencionado no .pdf. 
Na segunda foto o aparelho aberto mostrando a face soldada do circuito impresso com todos os pontos de medida e ajustes indicados no texto. 
É sugerido que periodicamente sejam feitos esses ajustes, da minha parte vou adotar a periodicidade de seis meses. 73!!!