sexta-feira, 31 de julho de 2015

Antena Yagi 3 elementos para 6 metros

Com as medidas que a seguir são fornecidas podemos construir facilmente essa Yagi de três elementos para banda mágica e operar de 50 a 51 MHz sem problemas. Como linha de alimentação usaremos cabo coaxial de 50 ohms e a adaptação com um gama match construído com tubo de alumínio de 33cm e a parte central (dielétrico e condutor) de um cabo RG-213, sendo o espaçamento entre o irradiante e o capacitor de 4 a 5 cm.
As medidas para o refletor, irradiante e diretor são respectivamente 294,64 cm, 281,94 cm e 269,24 cm, e o espaçamento igual entre eles de 91,44 cm. A gôndola pode ser um tubo de alumínio de 1 1/2" e os elementos 1/2".

 
Gamma match

A antena em teste

ROE em 50.11 MHz

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Rotor Rotomatic restaurado

A necessidade de um rotor para movimentar um dipolo de alumínio (24 MHz) me fez procurar na sucata acumulada desde o início das atividades no radioamadorismo. Após alguns minutos e muita poeira encontrei numa caixa (sem identificação pra variar) um velho rotor Rotomatic fabricado no início dos anos 90 pela Global Indústria e Comércio Ltda. 
Efetuado um breve teste da parte elétrica e mecânica o parecer foi positivo, a fiação foi refeita e um "banho" de tinta resolveu o resto.
Trata-se do modelo 301 indicado para pequenas antenas e que ofereçam baixa resistência ao vento. Abaixo temos as fotos do equipamento e respectivo manual.


sexta-feira, 29 de maio de 2015

Invasão do espectro de radioamadorismo

Pois meus amigos amantes do rádio, está acontecendo em Porto Alegre, mais precisamente no bairro Teresópolis, tornou-se inviável a recepção da banda de 10 metros entre 28.3 e 28.56 devido a uma interferência registrada no Youtube através do link http://youtu.be/tQr7chzhjtQ
O transceptor utilizado foi um Icom 756PII, onde no seu display e "S meter" podemos observar a intensidade do sinal interferente.
Aparentemente trata-se de uma combinação de frequências que resulta nesse ruído e que abrange boa parte da banda. 
Pelo ritmo apresentado foi possível identificar parte do problema, ouve-se com alguma clareza o áudio de uma rádio comercial que opera em VHF, mais precisamente 98.3 MHz.
No modo de recepção AM fica mais fácil observar essa interferência mas também em SSB (USB) ela pode ser oservada. 
Foi registrada essa invasão de espectro na ANATEL (Sala do Cidadão) em 26/05/2015 e recebeu número de protocolo 16637762015. 
Vamos aguardar o resultado, tomara que seja tomada alguma providência pois estamos, perdendo a guerra contra o ruído, principalmente aquele provocado pelo homem, seja intencional ou de maneira premeditada.

             
"AJUDEM A SALVAR NOSSO ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO"



quinta-feira, 21 de maio de 2015

Atualizando o Hickok 6000 com o CA-4

Trata-se de um acessório para os testadores de válvulas eletrônicas das séries 500 e 6000 da Hickok com um conjunto de soquetes (suportes) formando um adaptador que permite o teste de válvulas tais como, compactrons e  miniaturas. As chaves seletoras, através de informações do manual, são posicionadas de modo a escolher os parâmetros específicos para cada válvula.


quinta-feira, 23 de abril de 2015

Recuperando o rádio PHILIPS BR 438-A

Foram oito longos anos mas está concluída a restauração desse rádio Philips BR 438-A no qual foi reparado o chassi, sustituída uma válvula 6BA6, vidro do dial, pano ortofônico, consertado o alto-falante e polida a caixa de baquelite. As fotos mostram como ficou o aparelho que além de completo possui uma boa qualidade de áudio.




terça-feira, 21 de abril de 2015

Radioescuta QRP X Ruído

Com o ruído com que hoje somos agraciados, QRP somente naquela ilha isolada do Oceano Atlântico ou Pacífico. O lixo eletrônico, emissoras de rádio comerciais, comunicação de órgãos públicos, nos brindam com batimentos, espúrios (vide link Anatel: http://www.anatel.gov.br/legislacao/resolucoes/23-2008/104-resolucao-506), que inviabilizam quase 100% a radioescuta de estações QRP. Somente com sistemas irradiantes instalados à grandes alturas ou operação em lugares praticamente inabitados ainda são as soluções para essa prática. 
Como exemplo, Av. Cinco de Novembro em Porto Alegre, faixa de VHF sinais de baixa intensidade não são possíveis captar devido a interferência de radiocomunicação da Polícia Militar. Na banda de 10 metros temos um batimento constante onde podemos identificar uma rádio comercial. Se tiver interesse a parte teórica pode ser vista nesse link: 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batimentos#Superposi.C3.A7.C3.A3o_de_duas_ondas_de_mesma_dire.C3.A7.C3.A3o

Um pouco de humor pode tornar a nossa vida um pouco mais agradável.

domingo, 18 de janeiro de 2015

Gain Master a 5/8 para 10m da Sírio Antenne

A principal característica da Gain Master é ter o irradiante envolvido por tubos telescópicos de fibra de vidro, ideal para uso no litoral. Além disso suporta uma potência contínua de 500W, polarização vertical, omnidirecional, SWR < 1.3 entre 28.3 e 29.0 MHz. Dois contatos apenas (Chile e Brasil-RN) não foram suficientes para avaliar seu desempenho, espero no póximo final de semana executar mais testes com essa 5/8. Conforme o fabricante possui desempenho melhor que uma 5/8 convencional.