domingo, 16 de dezembro de 2012

O cartão QSL de LT0X está chegando

Conforme informaçao de Carlos Almiron, LU7DST em breve estaremos recebendo o cartão QSL referente aos contatos com LT0X Isla Pinguino LT0X (IOTA SA-087-ARLHS ARG-010), atividade organizada pelo Radio Club Ria Deseado de 9 a 11 de novembro de 2012.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Antenna Tuner / SWR meter made in home

Demorei para apresentar essa postagem por que tenho duas conexões de internet que não valem por uma e ainda funcionam a 10%, quando funcionam. Coisa que nem a ANATEL explica.
Nos idos anos 90 quando ingressei no radioamadorismo, resolvi fabricar (montar), tudo que me aparecesse pela frente. Naquela época ainda se conseguia comprar em Porto Alegre um medidor de SWR de painel (leitura direta), potenciômetros, chaves seletoras, e encontrava-se
em ferro-velhos sucatas de velhos transmissores das forças armadas. Com uma boa dose de paciência, alguns Reais e alguma criatividade, chegou-se ao Sintonizador de Antenas com medidor de ROE acoplado, tudo isso inserido numa caixa de ferramentas que originalmente era cinza mas após alguns anos recebeu algumas demão de preto fosco para restaurá-la.

Da esquerda para direita Knob do primeiro variável (antena) do circuito em pi do sintonizador, medidor de ROE, potenciômetro de ajuste para deflexão máxima em calibragem, chave calibragem/medida, seletor de banda e knob do segundo variável (TX).

Também da esquerda para direita conector UHF para cabo de antena de 50/75 ohms e conector para fio, quando utilizada antena long-wire. Conector terra, e por último conector UHF para conexão ao transceptor.
Aqui uma vista superior da montagem final, podemos observar os dois variáveis (ant/TX) o indutor com o tape para 10 metros e um pouco abaixo o circuito impresso do medidor de ROE. Potências até 100Watts, podem ser aplicadas nesse aparelho sem que cause qualquer dano. Até a próxima.